Monday, October 30, 2006

Boas tardes, caros e fieis durões e duronas. Sei que desesperaram por nao terem tido noticias minhas este tempo todo, mas a falta de assunto e de inspiração, não me permitiram chegar até vos.
Hoje venho-vos falar de um assunto espectacular, aulas, professores e materias de ensino superior. Não, é que por aqui diz-se que os alunos só querem é borga, copos, curtição, etc. Não discordo que possa ser em certa medida verdade, mas atentem nisto que vos vou passar a escrever.
Será admissivel um professor de uma cadeira, considerada "o cadeirão" do curso andar a dar aulas com folhas de exercicios que não são alteradas desde 1984 e que os exercicios que são dados nas aulas remontam ao ano de 1979???É algo impensável e que se fosse falado nalgum lado so mesmo por anedota. Como se não bastasse o mesmo professor, dá umas aulas teoricas que são um espectaculo. Fala mais depressa que relatador da bola, e eu sei do que falo, e so usa acetatos, ou seja, aluno que queira tirar apontamentos ou anotações do que ele diz só se levar um gravador audio para a aula.
Outro Sr. Professor, que até da na minha opiniao duas das cadeiras mais importantes do curso, não percebe "ponta de ...." disto. Da as aulas por alto, qd é para dimensionar sistemas de protecção ou cabos é a "olhometro", diz assim, "Com um cabo de 10mm2 não arde de certeza", é uma america isto.
Ha outro que dá aulas neste magnifico instituto, que o é, que ás aulas das 8.30 chega sempre 15,20 minutos atrasado, diz ele que fica retido no transito, até podia ser se ele não morasse a 10 minutos da escola e se nao viesse de mota. Isto para não falar de ter num belo ano, deixado arrastar-se a data de divulgação das notas de um exame até á vespera do dia do exame de recurso e porque?Porque as aulas são segunda opção, em primeiro lugar esta a empresa.
Ainda ha aqueles que são um espectaculo, têm como aluno o filho do presidente de departamento e nao querem la ver que o menino é inteligente como tudo.Não chumbou em nenhum exame, passou a todas e há primeira, fantastico. O azar é que por acaso dois prof`s numa pauta que lançaram lhe tinham dado 7 e 8 respectivamente, a pauta teve afixada 2,3 horas, a outra ja la tinha os dois digitos milagrosos, 1 e 0.
Havia ainda muito mais para acrecentar ao rol de "curiosidades" que por aqui se passam. Queria eu, com estes casos, chegar ao ponto que me traz ca hoje, o facto de o governo nao permitir que os professores subam na carreira sem serem avaliados. Vejam lá a maldade que é. O Governo so merece tau tau no rabinho por tar a por os professores á prova.
Digam-me la uma coisa, desde que nascemos que andamos a prestar provas das mais variadas formas, na escola, na universidade, para obter um emprego e em empregos normais de paises competitivos, tambem para progredir na carreira e subir de posto as pessoas se submetem a avaliação, certo? Certo. Pois bem, os senhores professores, desculpa la pai, nao querem e porque? Porque ALGUNS e reforço, ALGUNS, a maioria vá, sabe que a carreira docente é um maná, depois de entrar para o quadro é deixar arrastar as coisas até chegar ao topo, dando bem ou mal as aulas, preocupando-se ou nao com os alunos, actualizando os seus conhecimentos ou nao, actualizando materias ou nao, fazendo teste dentro do que a materia exige, etc,etc. Assim tambem eu queria ser professor...e quero, sejam as regras quais forem. Pensem nisto e nao deixem de se manifestar. Ha que ser Duro como o queijo fresco.

Sunday, October 01, 2006

Boas, durões e duronas.
Peço desculpa por uma semana sem vos dar noticias, mas a falta de tempo, aliada a uma baixa em termos de saude, levaram-me a nao conseguir deixar aqui qualquer texto.
Deixemo-nos de tretas. O que me traz aqui hoje é algo que pensava que ja tava "morto e enterrado" mas afinal parece que não. O Racismo.
Como quem me conhece sabe, sou desde 99 treinador de uma equipa de basket. Ao longo dos anos o trabalho foi sendo feito e foi dando resultados, entenda-se titulos. Com isto a nossa ambição foi aumentando tambem e fomo-nos informando de provas alternativas para competir, entenda-se tambem, torneios. Foi assim, que chegámos à Madeira, ao inesquecivel torneio do CAB Madeira. No nossa primeira participação disputámos o apuramento do 3º e 4º classificado, frente a uma equipa dos arredores de Lisboa, claro que os "meninos" de Lisboa, apontados como candidatos a ganhar o torneio entraram de forma "pomposa" e pouco respeitadora, claro que os "meninos" de Lisboa, no final do jogo, perderam e perderam bem. Após a nossa festa dentro do campo, fomos para o balneario e foi no balneário do lado que ouvimos o que pensávamos ser inaudivel. O "treinador" dos "meninos" de Lisboa dizia-lhe os seguinte e peço desculpa por escrever o que ele disse: "Vocês são uma merda, são a vergonha da minha cara e deviam ter vergonha de perderem contra os parolos de uma equipa da parvonia, onde as bolas são quadradas...". Ouvimos e mostrámos o nosso desgrado perante a comitiva dos "meninos" de Lisboa e fiquem de boca aberta, foi-nos dito que tinhamos ouvido mal, que não podia ser e que tinhamos imaginado isso durante a festa, pasme-se!
Outro facto passou-se ontem. O meu clube, Sporting Clube de Abrantes, organizou um torneio de cadetes e convidou, com um mês de antecedencia, 3 equipas, o Basket de Coura de Paredes de Coura, o C.F. "Os Belenenses", clube impar na maneira de "estar no desporto" e o Algés e Dafundo, clube com grandes tradições no desporto. Até aqui nada de novo. Compareceram os dois primeiros. O terceiro clube faltou. Passei a manha toda a ligar para os responsaveis do clube de Algés (mais uma vez os "meninos" de Lisboa) e ninguem me atendeu o telemovel. Escusado será dizer que tinham os meus numeros de telemovel, o meu mail e o numero do clube. Fiquei espantado por me ter sido dito pelo treinador do Coura, que tinha conseguido entretanto falar com um dos treinadores de Algés, que de Algés me tinha sido enviada uma mensagem escrita para o telemovel a dizer que não vinham. Escusado será dizer que não recebi mensagem nenhum. Mas mais espantado fiquei, ao ficar a saber que um clube com tradição secular no desporto, quando recebe convites através de telefonemas, mails e faxes, os trata e lhes responde através de mensagens escritas.
Perguntam vocês, "porque que é que este gajo nos contou estes dois casos quando disse que ia falar de racismo?". Respondo eu, porque isto no meu entender é racismo entre as próprias pessoas da mesma raça. Estes dois casos ilustram muito bem o tratamento e o sentimento que os "meninos", "senhores", "tios" e "tias" de Lisboa ou Porto, têm para com o resto das pessoas do País. O sentimento de superioridade, que o resto é lixo que só serve para os servir e qualquer tratamento mais normal é pura perca de tempo. Podia juntar muitos mais casos do dia-a-dia, mas estes dois chegam perfeitamente, são uma bela amostra.
Mas como diz o povo que eles não gostam, "a vida dá muita volta" e neste particular, entenda-se basquetebol, eu e os meus meninos, cá estaremos para lhes dar o que merecem. O que não nos derruba torna-nos mais fortes.
Muito obrigado por terem voltado e não se esqueçam de serem duros como o queijo fresco.