Monday, October 30, 2006

Boas tardes, caros e fieis durões e duronas. Sei que desesperaram por nao terem tido noticias minhas este tempo todo, mas a falta de assunto e de inspiração, não me permitiram chegar até vos.
Hoje venho-vos falar de um assunto espectacular, aulas, professores e materias de ensino superior. Não, é que por aqui diz-se que os alunos só querem é borga, copos, curtição, etc. Não discordo que possa ser em certa medida verdade, mas atentem nisto que vos vou passar a escrever.
Será admissivel um professor de uma cadeira, considerada "o cadeirão" do curso andar a dar aulas com folhas de exercicios que não são alteradas desde 1984 e que os exercicios que são dados nas aulas remontam ao ano de 1979???É algo impensável e que se fosse falado nalgum lado so mesmo por anedota. Como se não bastasse o mesmo professor, dá umas aulas teoricas que são um espectaculo. Fala mais depressa que relatador da bola, e eu sei do que falo, e so usa acetatos, ou seja, aluno que queira tirar apontamentos ou anotações do que ele diz só se levar um gravador audio para a aula.
Outro Sr. Professor, que até da na minha opiniao duas das cadeiras mais importantes do curso, não percebe "ponta de ...." disto. Da as aulas por alto, qd é para dimensionar sistemas de protecção ou cabos é a "olhometro", diz assim, "Com um cabo de 10mm2 não arde de certeza", é uma america isto.
Ha outro que dá aulas neste magnifico instituto, que o é, que ás aulas das 8.30 chega sempre 15,20 minutos atrasado, diz ele que fica retido no transito, até podia ser se ele não morasse a 10 minutos da escola e se nao viesse de mota. Isto para não falar de ter num belo ano, deixado arrastar-se a data de divulgação das notas de um exame até á vespera do dia do exame de recurso e porque?Porque as aulas são segunda opção, em primeiro lugar esta a empresa.
Ainda ha aqueles que são um espectaculo, têm como aluno o filho do presidente de departamento e nao querem la ver que o menino é inteligente como tudo.Não chumbou em nenhum exame, passou a todas e há primeira, fantastico. O azar é que por acaso dois prof`s numa pauta que lançaram lhe tinham dado 7 e 8 respectivamente, a pauta teve afixada 2,3 horas, a outra ja la tinha os dois digitos milagrosos, 1 e 0.
Havia ainda muito mais para acrecentar ao rol de "curiosidades" que por aqui se passam. Queria eu, com estes casos, chegar ao ponto que me traz ca hoje, o facto de o governo nao permitir que os professores subam na carreira sem serem avaliados. Vejam lá a maldade que é. O Governo so merece tau tau no rabinho por tar a por os professores á prova.
Digam-me la uma coisa, desde que nascemos que andamos a prestar provas das mais variadas formas, na escola, na universidade, para obter um emprego e em empregos normais de paises competitivos, tambem para progredir na carreira e subir de posto as pessoas se submetem a avaliação, certo? Certo. Pois bem, os senhores professores, desculpa la pai, nao querem e porque? Porque ALGUNS e reforço, ALGUNS, a maioria vá, sabe que a carreira docente é um maná, depois de entrar para o quadro é deixar arrastar as coisas até chegar ao topo, dando bem ou mal as aulas, preocupando-se ou nao com os alunos, actualizando os seus conhecimentos ou nao, actualizando materias ou nao, fazendo teste dentro do que a materia exige, etc,etc. Assim tambem eu queria ser professor...e quero, sejam as regras quais forem. Pensem nisto e nao deixem de se manifestar. Ha que ser Duro como o queijo fresco.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Isso cá em Abrantes, mas falo mais do liceu que é onde estudo, é o pão nosso de cada dia!!!Podem não ser os filhos, mas as pessoas queridas deste ou daquele professor são sistemáticamente beneficiados. Mas porque é que são quase sempre mulheres(professoras, ou especie disso) a beneficiar? E sempre a beneficiar alunas?

10:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

então não é que agora com os cortes previstos para o ensino superior, os professores que estão à frente da lista, com a camisola amarela, para serem "dispensados" são aqueles que realmente são PROFESSORES, que são BONS PROFESSORES, e têm formação para tal... quem fica??! ficam as cunhas, aqueles que dão aulas sobre matérias do seu interesse e sem interesse para os alunos e para o seu futuro profissional...
isto está mesmo bem feito
e acontece num estabelecimento "bem perto de si"!!!

9:35 AM  

Post a Comment

<< Home