Thursday, September 21, 2006

Ora viva, durões e duronas.
Cá estou eu de novo, hoje é-me dificil escolher uma noticia para comentar, pois não tive tempo para ver noticiarios durante a hora de almoço. No entanto, depois de uma busca pela net, deparo-me com uma noticia que diz que o Governo aprovou na generalidade um diploma que obriga os funcionários publicos a terem que justificar as faltas por doença através de uma declaração do Serviço Nacional de Saude. Ora bem, assim à primeira vista, dá vontade de aplaudir, mas depois lembro-me que estou em Portugal e que isto poderá servir, reforço, poderá servir para que em vez de serem apenas os médicos a "mamarem os presentes" para a baixa vão ser também os funcionários do Serviço Nacional de Saude a poderem "mamar" para a justificção da falta. Seria preciso isto se fossemos um pais de gente normal e não de "Xicos espertos" onde só se "safa" quem for caloteiro e aldrabão? Isto faz-me lembrar a "história" do outro que quando está para ir à Junta Médica deixa crescer a barba, anda de roupa amarrotada, cabisbaixo e com o ar muito doentinho. Depois da Junta é um homem novo. Faz-me também lembrar a "historia" do outro que passados 15 anos ou mais descobre que tem um problema no joelho e que ouve mal e consegue uma percentagem de invalidez que lhe dá beneficios fiscais. Faz-me lembrar a "historia" da outra que ja foi operada 3 vezes à coluna, que tem 2 barras de platina e 6 parafusos, tem um desvio na anca visto a olho nu e que não tem qualquer tipo de invalidez para as juntas médicas. Ui ui e faz-me lembrar tantas outras coisas relacionadas com baixas e justificações de doenças que nem vos passa pela cabeça. No entanto vamos indo assobiando para o ar.
Já agora que estou "com a mão na massa" em relação às vontade do governo em apertar o que quer que seja lembrei-me de outra vontade tão propagandeada pelos governos que é o aperto à evasão fiscal. Ora bem, lembro-me da "historia" do outro que em 4 ou 5 anos seguidos foi escolhido por 3 ou 4 vezes, (desculpem as imprecisões temporais, mas a ideia fica cá), para mostrar os seus papeis do IRS. Ora bem, explicou-me alguem ligado a essas coisas das finanças que este processo é muito selectivo, funciona assim, durante 3 anos são escolhidas n pessoas para mostrarem os papeis e depois o sorteio para os anos seguintes anda à volta dessas pessoas escolhidas inicialmente. Não sei se é se não, mas a pessoa funciona com essas coisas das finanças, se for como disse, pergunto eu, cádê os outros?
Vi também a noticia, e esta fez-me mesmo chorar a rir, de que um Ministros holandeses se demitiram devido à morte de imigrantes ilegais. Acho mal, não vejo razão para isso, mas que assim foi pergunto eu, quando é que os Ministros se começam a demitir devido às mortes PROVOCADAS pelos imigrantes ilegais? Isso é que era, podia ser que com a rotatividade que isso iria obrigar eu fosse Ministro rapidamente.
Bem por hoje é tudo, até amanha, um beijo às duronas e um abraço aos durões.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home