Tuesday, December 19, 2006

O Verdadeiro Prémio
Bom dia, Durões e Duronas.
Hoje vou falar de algo que ja partilhei convosco mas que não explanei na totalidade. O convite para treinador da seleccao distrital de cadetes masculinos da Associação de Basquetebol de Santarém. Finalmente os cargos são dados a quem mostra trabalho e não a quem tem muitos níveis de curso de treinadores.
Tudo começou ha seis anos atrás, quando recebi o convite do Sr. José Moço, presidente do S.C.A. na altura, para treinar as escolas do clube. Aceitei e movido pelo sonho de mais uma vez imitar o meu pai, esse Homem que tem sido para mim um foco de exemplos a seguir em tudo na vida, foi, é e será o melhor, maior e mair prefeito ser humano que passou á face da terra. Bem, ele tinha sido treinador de basquete e eu, claro está, também tinha que ser. Comecei ás apalpadelas, a criar hábitos, a aprender a estar do outro lado, ou seja, a sentir o que é ter gerir e comandar pessoas, miudos, mas pessoas. Nessa altura, fiz um pacto comigo mesmo. "Desistir nunca". Se o "bigodes" nunca o fez tu também não o farás. "Se não conseguires ser o melhor, farás tudo para estares entre os melhores e os miudos serão como filhos ou irmaos para ti". Não desisti, embora as vezes me apetecesse, mas ja perdi muita coisa da vida, muito mesmo e a todos os niveis, para o fazer agora. Ainda não sou o melhor, vou tentar se-lo. E os miudos não são tudo para mim, mas principalmente aqueles 11, são quase como se fossem. E é aqui que bate o ponto, foi graças a eles que cheguei agora onde cheguei, se tivesse 11 "tropeços e pesudos", que se estavam a lixar para que o treinador diz, nunca la chegaria. Mas não, tenho 11 miudos, agora só 9, que vivem, respiram, dormem, sonham a pensar em basquete e como diz o outro "acreditem que facilita". E só graças ao empenho, querer sempre mais, desejo de vencer que eles demonstram é que cheguei á selecção. Vou acompanha-los nesta tarefa deles, o de representarem a sua associação e vou tentar marcar também da mesma forma os miudos que vão á selecção mas que não são meus jogadores como acho que marquei os meus. Sempre quis ser treinador da selecção, se calhar era um objectivo e uma raiva calada que trazia dentro de mim, por em 5 anos ter ganho 4 titulos e nem uma palavra da associação ter tido, mas também vos digo se não fosse tambem não me importava porque sem o ser já o era. Sabem porquê? Porque sinto que se perguntarem aos miudos quem era o teinador que eles esolhiam para a selecção deles, há muito tempo que eles me tinham escolhido. É isso que interessa, eu não quero ser reconhecido por titulos ou por selecções, quero é que quando os miudos tiverem filhos e netos e lhes contem o que fizeram quando eram jovens, falem de mim, falem bem e se lembrem de mim como alguem que foi bom para eles. Se nessa altura para eles ainda for o "seu" seleccinador/treinador, então tenho o maior titulo do mundo ganho.
P.S.- Obrigados Pai e Mãe por me permitirem ter sido o que sou e me terem aparado todas as escolhas que fiz. Algumas têm-vos custado muitas amarguras mas deixem lá...
Por hoje é tudo, desculpem este aborrecimento, não tá muito famoso mas houve alturas em que a emoção me teva a turvar as ideias. A todos os que me apoiam nesta nova tarefa o meu obrigado e tudo farei, para também a vós não desiludir. Aos que não, roam-se e se ficam mal dispostos quando ouvem falar de mim, acreditem, ainda vão ter muitos enjoos e indigestões.
Façam o favor de ser Duros como o queijo fresco, até ao próximo post se fizerem favor. Um abraço e beijinhos, tenho que ir preparar um treino...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home